O dimensionamento da equipe de vendas deve levar em consideração a indústria onde a empresa está inserida, o potencial de mercado, a segmentação definida e a velocidade de crescimento que a empresa almeja e tem capacidade de absorver. 👈
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Ressalto que crescer em vendas, significa que a estrutura operacional e administrativa precisa estar dimensionada para acomodar a alavancagem.
Se isso não é pensado, temos a conhecida "dor do crescimento", e quem saí perdendo inicialmente são os clientes. E cliente insatisfeito degrada a receita.
Quanto mais escalável o modelo de negócio, maior é a contribuição em vendas por empregado. E isso deve ser acompanhado de perto pelas empresas.
Por último, na hora de dimensionar a equipe, importante pensar no custo total das vendas versus o retorno trazido por ela.
Neste cálculo, deve-se incluir a remuneração total da equipe, fixa e variável, custos diretos na geração de vendas, impostos e avaliar se as vendas realizadas são efetivamente rentáveis para a empresa.
Caso contrário, a empresa deve rever sua estrutura organizacional, identificar oportunidades de redução nos custos das vendas ou até repensar a escala do negócio.
Quando falamos de modelos de negócios recorrentes, o mesmo deve ser feito para as áreas de customer success e suporte.
Bom momento para este exercício pensando em 2022!
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Fonte de dados: selling power
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