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O cliente parou de responder?

Ana Neves

Segurar a ansiedade em um negócio importante requer equilíbrio e domínio da negociação.



Um dos principais desafios das equipes de vendas é lidar com a falta de resposta dos clientes ou dificuldade na comunicação após a proposta comercial ter sido enviada.


Os motivos mais comuns para o vácuo na comunicação são:


1) A compra não é a prioridade do cliente no momento. Outros temas são mais emergenciais;


2) O cliente já decidiu fazer negócio com outra empresa;


3) Existência de etapas internas do lado do cliente para tomada de decisão;


4) Políticas de compliance para compras muito rígidas.


Em todas as situações acima, a ausência de resposta nos faz refletir sobre o processo de venda.


A profissionalização dos processos de compra tende a limitar o acesso às áreas demandantes visando a decisão mais técnica e condições comerciais mais vantajosas.


Este cenário pode dificultar o aprofundamento do relacionamento estratégico, o entendimento sobre o ambiente político e critérios de decisão.


O segredo está no maior aproveitamento possível das etapas que antecedem o envio da proposta.


A visão holística da sua proposta de valor versus o momento do cliente, necessidades, disposição a pagar e grau de competitividade fortalecem a proposta.


O envio da proposta sem concluir o mapeamento, diminui as chances de sucesso. Ter uma metodologia de venda evita que etapas da pré-venda sejam puladas.


Explicar ao cliente a importância de cada etapa reforça a proposta de valor e know-how.


Quanto mais complexa e valiosa é a venda, maior será a preocupação do cliente em não errar na decisão.


E se mesmo assim, não houver espaço para que as etapas do processo de venda sejam feitas, a equipe precisará definir se segue adiante no envio da proposta ou não.


Propor algo que não faça sentido ou que não enderece a necessidade do cliente, pode significar um risco na hora de cumprir o contrato e até exposição negativa da marca.




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