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Indo além das Metas

Ana Neves

Distribuição das metas é sempre um processo que requer cuidados. Seja porque metas mal dimensionadas podem desmotivar equipes, gerar perda de talentos ou mesmo criar descompassos entre as áreas da empresa, o que reduziria as chances de sucesso em suas estratégias.


Ter números de referência para medição de performance individual e avaliação de pessoas ainda é a forma mais comum utilizada nas empresas.


Contudo, algumas organizações estão buscando formas diferentes para melhor refletirem os objetivos do negócio.


Para começar, definem metas com prazos mais curtos, não anuais. Acreditam que assim o foco é dado nas prioridades apenas e podem acompanhar melhor as mudanças no mercado.


Adicionalmente, metas passam a ser percebidas mais como objetivos. Qual a diferença? Eu explico.


A meta geralmente é a medida individual de contribuição para a empresa. O objetivo, tem uma conotação mais ampla. Combina o conceito de propósito com a ambição do negócio. Permite criar um elo de colaboração em prol de algo maior.


Alguns acreditam que neste modelo, não é possível identificar os verdadeiros talentos e implantar uma boa cultura de meritocracia. Dificultaria o entendimento de cada um sobre o que é esperado do seu trabalho e sua contribuição.


Concordo que este modelo possa não se encaixar em qualquer empresa. Mas trago uma reflexão complementar sobre o tema que corrobora no conceito do objetivo.


Se pensarmos que as empresas buscam criar ambientes com diversidade de pessoas e ideias, de forma a ampliar a compreensão da cadeia de negócios, unir diferentes perspectivas para a melhor tomada de decisão e posicionamento de mercado, a meta aplicada como individualização da medição de performance vai na contramão. Pode de certa forma incentivar um comportamento mais individualista.


O que ninguém discute é que o sucesso vai sempre depender de pessoas, e principalmente trabalhando bem juntas.


Se a diversidade de ideias e o empoderamento das pessoas são o segredo para alta performance, o conceito de objetivo dá mais flexibilidade para refleti-los.


Cria o incentivo para que cada colaborador vá além do seu job description.


Sonho de consumo de qualquer organização!


Ana Neves

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